VESTE


O veste do Bethel é usado não somente por ser um traje feminino no tempo de Jó, mas também por ser símbolo das qualidades dos altos ideais que uma Filha de Jó deve almejar.

Sua cor é branca que em todas as eras tem sido considerado um emblema de pureza.

A gola é um círculo contínuo. Não existe início nem fim, e nenhum lugar onde ela possa ser partida, ela é indicativa da vida eterna. Os drapeados representam as muitas amigas que fazemos em nossa Ordem e que se unem em nosso redor e nos ajudam a modelar nossas vidas.

O cordão é uma coleção de partes minuciosas, ensinado-nos que na união de propósito está a força; ele pende na gola e esta seguro por 3 torções, símbolos da atitude de prece, o que nos recorda que nosso Pai Celestial observa todas nós.

Quando no lugar correto, forma o triângulo sobre o Robe, o emblema de nossa Ordem.

Os pingentes no fim de nossos cordões têm a forma de sinos, lembrando os sinos usados nos cordões dos antigos monges. Conforme eles andavam nos vilarejos anunciando a sua chegada, os sinos soavam suavemente convocando as pessoas para orarem.

A manga do veste forma um quadrado, nos relembrando que devemos sempre virar em esquinas quadradas e caminhar com passos retos. Ela simboliza que através de nossas vidas deveremos ser sempre honestas e retas.

Nosso veste está a 3 polegadas do chão, referindo-se as três Filhas de Jó.

Honorável Rainha e Princesas usam capas púrpuras simbolizando dignidade. Suas coroas são símbolo de sucesso.

O desenho da chave grega na borda das capas é branco e significa nossa fé em nossa forma de viver e oferecer proteção. Por ser contínuo, portanto, representa a vida eterna e nos recorda a boa conduta contínua.

As cores emblemas de nossa Ordem são: Púrpura e Branca.

Púrpura, representa os mais altos ideais de vida, símbolo da realeza. A verdadeira realeza é fundamentada na nobreza do caráter, feita por virtuosos hábitos e pensamentos. É a cor de alta dignidade e emblema de alto cargo.

Branca, além de ser o símbolo da paz, é considerada como símbolo de pureza e inocência. Também é símbolo de união, pois congrega em si a fusão de todas as outras cores.

 SÍMBOLOS

 

A Ordem Internacional das Filhas de Jó usa os símbolos encontrados nas páginas da Bíblia Sagrada para transmitir aos seus membros as virtudes pela quais deverão se esforçar. O simbolismo religioso tem sido preservado através dos séculos e é o merecedor de nossa Ordem.

 

 

 

O emblema de nossa Ordem é o triângulo, como símbolo de fartura e perfeição.

 

 

 

A pomba branca simboliza a pureza e nos lembra a paz, reconhecimento e aprovação divina. Também representa a primeira Filha de Jó, Jemima.

 

 

 

A urna de incenso representa um coração puro, repleto de fé, amor e devoção a Deus. A fragrância do incenso sendo levado para o céu, simboliza a prece de gratidão por nossas bênçãos. Ela também representa a segunda Filha de Jó, Kézia.

 

 

 

A cornucópia da fartura é símbolo do triunfo da Fé e nos recorda a terceira filha de Jô, Keren Happouk.

 

 

 

O lírio do vale é uma flor de nossa Ordem e é um símbolo de humildade, pureza e uma vida límpida.